Hoje a postagem é sobre uma dúvida muito frequente das pacientes. Aquelas gordurinhas localizadas na região abdominal ou aquela barriguinha indesejada deverá ser tratada com lipoaspiração ou abdominoplastia??
A lipoaspiração é uma cirurgia na qual realiza-se a retirada somente do excesso de gordura que está abaixo da pele através de cânulas. Já na abdominoplastia realiza-se a retirada do excesso de pele e gordura na região inferior do abdome associado à uma plicatura / fechamento da musculatura abdominal que está flácida.Então, são candidatas à abdominoplastia as pacientes que apresentam além do excesso de gordura abdominal, flacidez de pele e flacidez na musculatura. Normalmente são aquelas que já tiveram gestações prévias ou grandes emagrecimentos e apresentam sobra de pele, muitas vezes acompanhada de estrias no abdome. Lembrando que a abdominoplastia também pode ser chamada de dermolipectomia abdominal ou mesmo cirurgia plástica do abdome.
PASSO A PASSO DA ABDOMINOPLASTIA
Retirada do excesso de pele e gordura do abdome inferiorAfastamento dos músculos retos abdominais devido à gestação. ( diástase) |
Lembrando que tanto a abdominoplastia quanto a lipoaspiração ou miniabdominoplastia não são cirurgias de emagrecimento. São cirurgias que devem ser realizadas em pacientes com peso normal ou discreto sobrepeso.