quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA

Bom dia a todos. Aproveitei uma tempinho hoje para escrever sobre uma cirurgia muito discutida e polêmica que é a LIPOASPIRAÇÃO.
Primeiramente gostaria de deixar claro que termos como HIDROLIPO, HLPA, MINILIPO, HIDROLIPOCLASIA, entre outros, não são reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A SBCP reconhece o termo Lipoaspiração ou Lipoescultura.
A lipoaspiração é uma CIRURGIA indicada para pacientes que apresentam gordura localizada, e nunca deve ser utilizada como método de emagrecimento. Por isso não deve ser realizada em paciente com OBESIDADE.
A LIPOESCULTURA é o nome dado ao procedimento na qual realizamos uma Lipoaspiração e utilizamos parte dessa gordura para corrigir imperfeições em algumas partes do corpo ou mesmo aumento de alguma área ( por exemplo os glúteos). Podemos realizar em paciente com peso normal ou com sobrepeso. Veja como calcular seu IMC e em que categoria você se enquadra.











Então descrevo abaixo as perguntas mais frequentes no consultório médico:

1. Dr., a lipoaspiração é um procedimento seguro?

Primeiramente a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico, e como qualquer outra cirurgia, deve ser realizada em ambiente hospitalar. Muitas pacientes deslumbradas com  propagandas como "faça uma minilipo ou HLPA e trabalhe no dia seguinte" ou "minilipo com anestesia local"acham que estarão mais seguras fazendo esse procedimento em consultório. E isso não é verdade!
Se após uma avaliação pré operatória rigorosa seus exames estiverem sem alterações e realizando o procedimento em hospital preparado para tal, podemos dizer que é um procedimento extremamente seguro. Existem inclusive normas do Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, específicas sobre lipoaspiração.

Ah, e sem esquecer de pesquisar se o médico que irá realizar o procedimento é CIRURGIÃO PLÁSTICO. O CIRURGIÃO PLÁSTICO para ser Membro Especialista pela SBCP teve uma formação de 11 anos ( 6 anos de faculdade de Medicina, 2 anos de residência em Cirurgia Geral e 3 anos de residência em Cirurgia Plástica). Só após essa formação, ele poderá prestar uma prova para saber se está apto ou não a exercer a função de Cirurgião Plástico.
Para fazer essa pesquisa é fácil: www.cirurgiaplastica.org.br. Clique no link ENCONTRE UM CIRURGIÃO. Depois digite o nome do médico e logo aparece se ele é Membro Titular ou Membro Especialista pela SBCP.






2. Quem são a (o)s candidatos à lipoaspiração?

Todo paciente que apresenta gordura localizada é candidato à lipoaspiração. Devemos lembrar que a lipoaspiração retira o excedente de gordura que está abaixo de sua pele. Mulheres que apresentam flacidez de pele associada à gordura localizada, seja devido à gestações, ou devido à grandes emagrecimentos, não devem realizar tal procedimento. Nesse caso está indicado a abdominoplastia ou miniabdominoplastia. Por isso a consulta pré-operatória é super importante. Através de um exame bem detalhado das caracteristicas da sua pele, do acúmulo de gordura e da sua musculatura, será indicado o procedimento específico.

3. Como é feito a lipoaspiração?

O termo lipoaspiração quer dizer aspiração da gordura. Para isso dispomos de cânulas de calibres e formatos variáveis que podem ser conectadas à um aspirador ou à seringas de 60 ml. Tenho preferência pelas seringas de 60 ml, por serem menos traumáticas.

Cânulas de diversos formatos e calibres. As cânulas mais utilizadas são as de 3mm e 4mm de diâmetro. Para cada região do corpo existe uma cânula específica. Na foto temos também uma trava para seringa de 60 ml e um decantador de gordura.


Por pequenas incisões nas áreas a serem lipoaspiradas, injetamos uma solução composta de soro fisiológico + adrenalina no intuito de minimizar o sangramento. Esperamos cerca de 15 minutos e realizamos a lipoaspiração por setores.

Para se ter uma idéia, quando a Lipoaspiração era realizada sem infiltrar soro fisiológico com adrenalina, aproximadamente 20% do que saia em uma lipo era sangue. Então em 1 litro lipoaspirado, o paciente perdia quase 200 ml de sangue.
Atualmente com as técnicas Tumescente e Super-úmida, a perda sanguínea gira em torno de 5% apenas.


4. Quais áreas podem ser lipoaspiradas e quanto posso retirar de gordura?

Áreas a serem lipoaspiradas: Abdome, região das costas, flancos (pneuzinhos), coxa, braço, joelho, culote e papada.
Por critérios de segurança, a SBCP recomenda um limite de 5% de peso corporal as ser lipoaspirado. Ou seja, uma paciente de 60 kg teria como limite de segurança a ser lipoaspirado em torno de 3 litros de gordura.
Esses valores podem ser removidos de até 40% de sua superfície corporal. Por essa norma dá para entender o porque a LIPOSPIRAÇÃO não é cirurgia de emagrecimento, né?

5. Qual o significado do termo LIPOESCULTURA?

LIPOESCULTURA é o termo usado nos casos em que a gordura aspirada é utilizada na forma de enxerto para correções de depressões em áreas específicas do corpo e para aumento do glúteo por exemplo.  Após ser aspirada, a gordura passa por um processo de decantação para poder ser utilizada na forma de enxerto.


Após ser decantada, a gordura aspirada já pode ser usada na forma de enxerto.

6. A cirurgia é muito dolorosa? Em quanto tempo volto às minhas atividades habituais?

Sabemos que o limiar de dor é muito variável de paciente para paciente. Com a utilização de analgésicos e antiinflamatórios a dor é bem suportável. Para algumas pacientes que apresentam limiar para dor mais baixo, receitamos analgésicos mais potentes.
A recuperação pós-operatória é variável. Claro que quanto maior o volume aspirado e se houver outras cirurgias associadas à lipoaspiração, a recuperação é mais demorada.
Normalmente nos casos de lipoaspiração como procedimento isolado, em torno de 7 a 10 dias a paciente já pode a voltar às atividades habituais.

Lembre-se sempre de encarar a lipoaspiração como uma cirurgia e tomar todos os cuidados antes e após o procedimento e principalmente na escolha de um cirurgião. Pesquisa com pessoas que já fizeram a cirurgia com o médico escolhido e no site da SBCP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário